terça-feira, 31 de julho de 2018

Quem Tem Condromalácia Patelar Pode Correr?

Você sofre ou conhece alguém que sofre com a condromalácia patelar?
como correr com condromalácia patelar


Se você não sofre ou nunca ouviu falar, sugiro que você leia este texto também. 

Por que se você corre do jeito que vou mostrar, é possível que você venha a ter esse problema.
Então eu tenho um recado importante para passar: 


é possível correr com saúde e conforto, mesmo tendo condromalácia, sem precisar ficar recorrendo a medicamentos e infiltrações. 

Estou aqui para te mostrar o caminho.
Então continue lendo que vou resumir tudo que é importante você saber para continuar na corrida com prazer e saúde.
Vamos lá... :)

O que é a lesão da Condromalácia Patelar?

A condromalácia é caracterizada por um desgaste da cartilagem que envolve a patela (rótula) do joelho.

Esse desgaste pode gerar dor e, de acordo com pesquisas, não é sanável depois da adolescência, período em que o corpo ainda se regenera.

O desgaste pode ocorrer em vários níveis. A princípio, em nenhum deles, você precisa parar de correr, se tomar o cuidado que vou te mostrar em seguida.

Consequências e cuidados da lesão

Um dos pontos principais é a sua possível limitação de performance. Porque quanto mais volume de treino e quanto mais veloz você está, mais impacto será exercido sobre o corpo.

Logo, uma cartilagem mais desgastada vai sofrer e gerar mais dor em velocidades maiores e em quem correr grandes quilometragens.

Então, o primeiro ponto é conhecer o seu limite de acordo com seu grau de lesão, sempre com acompanhamento médico e de fisioterapeuta.

Muita gente busca aumentar esse limite, recorrendo a infiltrações e medicamentos.
A ciência ainda é controversa sobre os efeitos de medicamentos nesses casos. 

Já as infiltrações são apenas paliativos. 

Elas preenchem a área desgastada e depois que seus efeitos passam, você precisa ir lá e infiltrar de novo.
Além de não resolver nada a longo prazo, infiltrar vai lhe custar um dinheirão.
Porém, conforme prometido, estou aqui para te mostrar um caminho simples e natural de aumentar ou conservar seu limite de esforço na corrida, mesmo tendo condromalácia.

Causas da condromalácia na corrida

Um dos maiores fatores de desgaste e dor na patela é a pressão que ela sofre de acordo com o ângulo de flexão do seu joelho.

Quanto mais flexão, mais pressão sobre a patela. Logo, mais desgaste e mais dor, e menos performance.

E na corrida, muita gente, mas muita gente mesmo, corre com o quadril "sentado". Alguns correm pouco sentado, mas boa parte corre bastante sentando.

E o que é isso, Correr sentado?

Olha essa imagem que você vai entender:


Esse exemplo da esquerda naturalmente faz seu joelho se flexionar mais a cada passo na corrida, gerando mais pressão sobre a patela, gerando também mais dor e mais desgaste.

Logo, correr sem sentar o quadril, com ele bem ereto e encaixadinho, vai evitar mais desgaste da cartilagem, diminuir seu sofrimento com a condromalácia e aumentar/manter seu limite de performance.

Se você não tem a condromalácia, mas corre com quadril sentado, é possível que você  venha a sofrer com isso em breve ou com outro problema no joelho.

Não tem certeza se corre com o quadril sentado?

Observe suas fotos e vídeos correndo, ou fique de pé agora, de forma natural e relaxada, como você fica no dia-a-dia. 

Observe então se seu quadril e abdômen estão soltos e relaxados (sentado) ou bem encaixados, numa postura firme e ereta. (não vale se firmar só para observar, olhe para o seu natural)

E o que fazer para correr mais firme, sem sentar o quadril?

Não vou mentir para você que é só observar esse ponto e começar a correr com o quadril bem encaixado agora.

Você pode correr os primeiros minutos do treino ou corrida assim, mas logo com o cansaço e batimento elevado, seu corpo vai voltar ao padrão natural.

Então, seguindo a linha da minha assessoria de corrida, recomendo a você três ações, que além de melhorar a postura do seu quadril e aliviar os efeitos da condromalácia, vão evitar outros problemas e ainda podem ajudar na sua performance:

1 - Melhore sua técnica como um todo: não pense só no quadril. Comece por ele, mas crie consciência, um a um, sobre outros pontos do seu corpo durante a corrida. Tudo (passada, tronco, braços) está diretamente ligado e gerando influencia no todo.

2 - Fortalecer de forma apropriada para corrida: falando do quadril então, isso envolve a ativação de músculos nos glúteos e outras regiões mais exigidas na corrida e que não são trabalhadas em treinos tradicionais de fortalecimento. Fortalecer adequadamente vai transformar e manter sua postura adequada durante toda sua corrida.

3 - Faça exercícios educativos: são esses exercícios que vão fazer seu corpo assimilar naturalmente a nova postura e um novo movimento mais eficiente e menos lesivo. Eles que vão trocar seu padrão atual de postura por um novo padrão, mais saudável e viável para sua corrida.

Talvez você já disso saiba, talvez não, mas o Programa de treinos Online foi feito por mim para ajudar você exatamente nesses três pontos, com conteúdos em vídeo e online.

Tá tudo pronto num só lugar, para você começar a aplicar, de onde estiver nossos exercícios e dicas, sem precisar de academias nem de equipamentos.
Tudo é feito usando o peso do seu corpo. 

O que você precisa são de cerca de 15 minutos apenas, em alguns dias da semana.

Os quase 5 mil alunos que usam, aprovam e percebem os primeiros resultados entre 15 e 30 dias de exercícios.

O único fator limitante para você aplicar 100% desde já é se você não estiver com liberação médica para correr.

Se estiver, via de regra não tem problema nenhum começar.

Se não estiver, recomendo consultar seu médico e mostrar os exercícios de fortalecimento, para saber se você já pode iniciar por eles e começar a ter os primeiros resultados.

Então, vem com a gente treinar para preparar seu corpo para correr com mais saúde, sofrendo menos os efeitos da condromalácia e outros problemas no joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...