sábado, 27 de janeiro de 2018

Qual é o Jeito Certo de Correr?

Existem várias maneiras de posicionar e movimentar o corpo durante a corrida
Eu até costumava dizer que existe um jeito "certo para correr". Mas não é exatamente assim, pelo menos em parte.

qual o jeito correto de correr

Muita gente vê meus vídeos e conteúdos mostrando as formas que eu considero mais eficientes e menos lesivas de se correr, e dizem:
  • Mas FULANO DE TAL foi campeão e atleta profissional correndo com calcanhar, correndo com o tronco para trás, etc.
E eu sei disso. Vários foram, são e continuarão sendo.
Por isso, talvez seja em muitos contextos mais pertinente dizer o seguinte:

Existem formas mais eficientes e outras menos eficientes de se correr

E o que isso significa?
Significa que você pode correr com o pé entrando no solo à frente do corpo (calcanhar) e mesmo assim ter excelentes resultados, ou nem estar sentindo problemas, como a famosa canelite.
E por que isso ocorre?
Porque o corpo pode se tornar mais rápido com o treinamento cardiovascular, de resistência, e por vezes a musculatura e articulações se adaptam e assim não sofrem dor.
Porém, com anos de estudo de minha parte, treinando como atleta e atuando como treinador de milhares de pessoas presencialmente e online, eu acredito com todas as minhas forças que existem formas mais eficientes de se correr.
Só que muitas pessoas preferem ficar onde estão, adaptadas, na zona de conforto, porque às vezes não estão sentindo nada no corpo.

E num futuro talvez breve, o que poderia acontecer com seu corpo?

Bem, eu conheço muitos casos de pessoas que usando de uma corrida menos eficiente, estressaram o corpo por anos a fio, sem sentir muitos efeitos.
Mas de repente as lesões surgiram e alguns tiveram que parar muito tempo e abandonar o esporte ou diminuíram drasticamente o desempenho.
Tenho conhecidos que corriam 10km perto dos 35min, muito mais rápido do que eu na época.
Um em particular corria com uma entrada de pé no solo muito ineficiente. E eu mostrava a ele que existia uma forma melhor e menos lesiva.
E ele dizia: - Não venha me corrigir, sou mais rápido do que você.
E de fato era.
Hoje, alguns poucos anos depois, ele está todo estourado, fazendo um tempo talvez 10 a 15 minutos pior.
E eu, que melhorei com calma e consistência, corro agora meus 10km em 36min e faço maratonas, 21k e triátlons todos os anos com saúde e segurança, acima de tudo.
Eu escolhi correr para a vida toda, seguindo a metodologia de treinos, que estudei a fundo e que já ensinei para mais de 3 mil alunos online, que também obtiveram excelentes resultados.

Isso ignifica que meu jeito de correr e ensinar corrida é exatamente o único e o melhor?


Não. Até porque a Corrida Perfeita é uma referência para você trilhar um caminho individual.
Porém ela é simplesmente a referência mais eficiente e com o menor risco possível de lesões que eu conheço para se correr.
Uma vez que você buscar essa referência, você encontrará a sua Corrida Perfeita, passo-a-passo, dia após dia.
E seu jeito de correr se tornará cada vez menos lesivo e mais eficiente.
E toda essa referência e essa metodologia eu ensino em detalhes no Programa Online de Corrida.
De lições individuais a exercícios que você pode fazer até em casa, tá tudo lá para transformar seu corpo e sua forma de correr,
Você vai se afastar do alto risco de lesões que assusta a maioria dos corredores.
Precisa de provas de que funciona? É só ver os vários depoimentos espontâneos de alunos, que foram deixados nas redes sociais e que estão na aí página de inscrição.

Abraços e bons treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...