quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Como Voltar a Correr Depois de Muito Tempo Parado (Em um Bom Ritmo)

Este artigo é para você  que parou de correr e agora quer retornar aos treinos

como retornar as corridas de rua

Quem já foi atleta um dia, porém teve que deixar a vida de treinos por alguma causa maior, sabe da dificuldade de reingressar na rotina de treinos após a perda do hábito. 
A vida de corredor exige muita dedicação, uma alimentação saudável e disposição física e psicológica para enfrentar as longas horas de treinos. 

Causas e consequências de parar de correr

Muitos corredores que abandonam o esporte sofrem algumas consequências, como o ganho rápido de peso, perda de performance e etc. 
A nova rotina que, às vezes, envolve trabalho de escritório e cuidar da família, faz com que o ex-atleta se afaste cada vez mais do sonho de voltar às competições.


Para aqueles que resolvem encarar novamente os treinos e recuperar o espírito de corredor, a decisão é difícil e pode exigir muito mais do que o planeado inicialmente. 
Alguns cuidados precisam ser tomados para que o retorno na rotina esportiva ocorra de forma eficaz e saudável. 
Confira algumas dicas que vão ajudar a recuperar a forma e mostrar o talento novamente. 

1. Volte a treinar pouco a pouco 

Muitos ex-atletas cometem o erro de achar que podem pular etapas e voltar diretamente à rotina pesada de antes. 
Porém, o organismo se desacostuma com a falta de atividade física e se for submetido a treinos pesados repentinamente, as consequências podem ser prejudiciais à saúde. 
Primeiramente, o corredor precisa ter consciência de que recuperar o físico leva tempo e é necessário ter paciência no inicio. 
Para entrar novamente com sucesso na vida de atleta, volte a correr aos poucos, uma boa dica é começar com o bom e velho objetivo dos 5km. 
O tempo de atividade e o ritmo podem ser aumentados de acordo com a resposta do organismo aos treinos. 
O tempo em que um ex-atleta leva para recuperar a capacidade física e consequentemente as habilidades aeróbicas anteriores pode variar, sendo um processo rápido para alguns, e lento para outros. 

2. Reveja a sua alimentação 

A alimentação também é um dos principais cuidados que o ex-corredor precisa tomar, principalmente para aqueles que tiveram ganho de peso durante o tempo inativo.

Para quem aumentou a massa corporal e se descuidou da alimentação, é preciso iniciar uma dieta saudável antes de mergulhar nos treinos.

Os horários das refeições precisam ser regrados, e alguns componentes como hidratos devem ficar de fora por um tempo.

Reveja a sua alimentação e tente seguir novamente a dieta da época de competições.

Consultar um nutricionista também é válido, pois o profissional pode recomendar a melhor dieta que contribua para a perda de peso e ajude o atleta a obter sucesso nos treinos. 

3. Procure os companheiros de antigamente 

Contatos e boas amizades também são importantes no mundo das competições.

Procurar os colegas de antigamente que continuam ativos pode ser uma boa maneira de reingressar no mundo das corridas.

Lembre-se que as antigas amizades são as testemunhas das suas habilidades.




O contato com atuais atletas, grupos de corrida e assessorias, também é importante para ganhar dicas e incentivos no reinicio dos treinos.

Só assim é que se voltará a sentir um corredor novamente. 

4. Renove a lista de amizades 

Além dos velhos companheiros, novos amigos que estão inseridos nas no esporte também podem ajudar no crescimento seu retorno.

Saiba quem são os nomes atuais que ecoam nas competições, conheça bem os rivais e os aliados.

Procure também manter uma boa relação com os treinadores e o grupo.

O destaque ocorre naturalmente não apenas pelo talento, mas também para aqueles que sabem a importância do trabalho em equipe.

Abraço e bom retorno ao fascinante mundo das corridas de rua.

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